terça-feira, 7 de maio de 2013

Desempregado se faz favor...

Esta já faz um aninho... mas não posso deixar de a partilhar! :)

Eu e a minha maria fomos ao banco para abrir uma conta - já munidos com o arsenal de celulose exigido pela burocracia.

Depois de uma curta espera lá fomos atendidos e o homem muito prestável lá foi dando as informações habituais - quando é para lhes darmos guita ficam todos contentes! :)

A meio da entrega da papelada toda ele quis saber a minha profissão - "Faço investigação para uma empresa Inglesa. Tenho aqui o contrato."

A cara dele mudou... e eu não percebi bem porquê...

Sr. - "Mas... tem uma entidade patronal?"
Eu - "Não propriamente. Eu recebo uma bolsa de investigação."
Sr. - "Mas tem algum contrato."
Eu - "Está aí escrito..." - a esta altura confesso que estava um pouco cansado da burocracia e em vez de dizer - "Não sabe ler Inglês?" - só saiu - "Não sabe ler?"

Só quando saiu e vi a cara dele e a da minha maria é que percebi que tinha acabado de o insultar! Ooopss

Sr. - "Eu sei ler Português!"
Eu, como pessoa simpática que realmente sou lá pedi desculpa e esclareci que me referia a se ele sabia Inglês. :)

Ele lá compreendeu, mas eu parecia que já estava a adivinhar o que aí vinha.

Sr. - "Pois... agora eu é que não sei se os serviços centrais vão aceitar este contrato. E eles é que autorizam a abertura de conta. São novas regras do Banco de Portugal."
Eu - "Então, e como é que uma pessoa desempregada abre uma conta no banco?"
Sr. - "Isso não tem problema. Basta preencher na ficha de abertura que são desempregados ou no caso de ser conta conjunta não serem o primeiro titular."
Eu - "Então meta a minha esposa como primeira titular."
Sr. - "Mas não sei se posso colocar na sua profissão investigador."
Eu (agora já mesmo sem paciência) - "Olhe, escreva aí que eu sou desempregado!!"
Sr. - "Tem a certeza?" (parecia que lhe tinha anunciado que tinha a peste)
Eu - "Sim. Faz alguma diferença???"
Sr. - "Bom... não. Muito bem, vou preencher os papeis."

Lá se fartou de escrever e de nos dar papeis a nós...

Conclusão: não só pelos vistos é mais fácil eu abrir uma conta como desempregado como o tipo acabou por ofender a minha maria que só não lhe chamou porco-chauvinista porque não estava para se chatear! É que depois daquilo tudo o tipo colocou-me a mim como primeiro titular mesmo como desempregado!! :)

Sem comentários: