Palliative Care Clinic
Empresas de assistência informática é o que mais por aí há. Mas quando os nossos preciosos "assistentes digitais" ficam mais velhinhos, não são capazes de acompanhar a performance dos mais novos e começam as queixas por causa das "articulações nos bits", o que geralmente fazemos é enviá-los para uma divisão de repouso onde só os visitamos quando ficamos algo nostálgicos dos bons velhos tempos.
O problema é que, ao contrário dos "assistentes analógicos" a idade da reforma parece chegar cada vez mais cedo!!
Mas agora existe uma solução digna e nada dispendiosa para quando aos 367 dias de vida os nossos PCs dão sinais de velhice, que lhes traria a tal reforma antecipada em qualquer outra parte do mundo!! Felizmente, em Portugal, o socialismo tomou medidas para que não lhes seja tirada a dignidade de uma vida activa tão prematuramente, e as nossas leis obrigam os fabricantes a dar os tratamentos necessários à sua recuperação até aos dois anos de idade. E foi com esta lei em mente que certamente a PC.Clinic abriu as suas portas...
Certo dia, já com 1 aninho feito, o meu MacBook Pro acordou doentinho - eu clicava no trackpad e ele nada. Só mesmo a fazer muita força é que ele sentia alguma coisa. Decidi levá-lo à PC.Clinic.
Depois de uma estadia de umas duas semanas aos seus cuidados foi-lhe dada alta com a indicação que lhe tinham trocado a "top case" porque segundo eles vinha tudo em uma só peça.
Tudo bem. Eu dei uma vista de olhos e até deixei passar um pequeno risco na tampa do fundo - apenas porque era de facto pequeno e porque já lá tinha outros.
Passados poucos dias ia falar com o Abutre que se mudou para Down-Under pelo skype e ele não me conseguia ouvir!? Para isso eu tinha que usar os auriculares com microfone embutido. Naturalmente que achei ser coincidência a mais ele vir da PC.Clinic com nova maleita. Decidi então levar o "bichinho" a outra "clinica", sendo neste caso exclusiva a aparelhos Apple.
Eis a minha surpresa quando recebo um email com o orçamento a dizer que a ficha do microfone na motherboard estava partida devido a abertura não autorizada!!! Eu nem vou dizer o valor do orçamento porque começo logo a suar só de me lembrar... e um braço e uma perna não me parecia razoável!
Filhos da p****!
Nem 10 minutos depois do email e eu estava ao balcão a pedir explicações. Eu não tinha aberto aquilo! Qualquer dano só podia ter sido feito na PC.Clinic! Mas a coisa fica pior... é que um acidente qualquer técnico tem, mas este, da PC.Clinic, viu o que tinha feito e para remendar a coisa tinha colado uma borracha à ficha para ver se ficava no sítio! Mas há mais... nestes sítios todos para se levantar o PC sem mandar arranjar é preciso pagar o orçamento... o que só por si me faz pensar que errei na profissão - porque estes técnicos devem fazer fortunas com o que cobram por hora!!
Tive então que explicar o que se tinha passado com a primeira assistência na PC.Clinic. O homem lá foi consultar o historial do meu PC e confirmou que o dano poderia ter sido feito com a substituição da tal "top-case" porque para isso era preciso remover a motherboard. O que me fez ver a "luz-ao-fundo-do-túnel" sobre que tipo de técnicos tem a PC.Clinic, foi o facto de prontamente também o homem me ter dito que para a avaria que eu indicava no trackpad bastava ajustar um parafuso que fica por baixo do trackpad e não era necessário substituir nada!
Ele lá teve pena da vitima da má assistência, deixou-me levar de volta o computador à PC.Clinic para pedir explicações e ainda teve a gentileza de me preparar um relatório com fotografias para mostrar os danos e o que tinha sido usado para os remendar... e sem eu ter que deixar para trás uma mão como pagamento do orçamento. :)
De volta à PC.Clinic e depois de os senhores ao balcão defenderem com unhas e dentes a competência dos seus técnicos e deitarem as suas mãos ao fogo por eles, lá veio a admissão de culpa dos técnicos que se ofereceram para fazer a reparação necessária - pobres aqueles com as queimaduras de terceiro grau nas mãos! :) Mas pronto, eu já estou habituado á máxima Portuguesa de o "cliente nunca tem razão ao balcão"!
Lá foi o "enfermo" para a cirurgia, ainda nem com dois anos feitos, e eu fiquei à espera das notícias da sua recuperação. O que aconteceu cerca de duas semanas depois - mas algo me diz que até podia ter demorado um ano não fosse eu ter tomado "as necessárias medidas" (também conhecidas como "telefonema-pontapé-no-rabo") para lhes dar um pouco mais de pressa!
Lá fui então levantar o PC ao balcão... e só de o ver pelo canto do olho não me contive e saiu: "Ó pá f*****se!!!!". Mesmo na tampa de cima, duas marcas que parecia que o tinham deitado numa cama de faquir e lhe tinham dado uma martelada!!!
O senhor de balcão lá fez o teu papel tal como lhe foi ensinado no curso intensivo de "como ser incompetente e perder o cliente" e assim me disse que não podia fazer nada a menos que eu escrevesse no livro de reclamações!?
Muito bem. Venha ele!
Para encurtar a história que já vai muito longa, lá voltou o coitadinho para os cuidados paliativos para lhe substituírem a tampa que também inclui LCD, segundo me dizem!!!
Mas isto dos livros de reclamação tem os seus bónus: para esta ultima "visita" à clinica tive direito a tratamento VIPC! Vieram buscar o PC a casa logo de manhã, e fizeram a reparação e entrega no próprio dia!!
Então vejamos, resumindo: o problema que podia ter sido resolvido com um ajuste a um parafuso resultou na substituição da tampa de teclado e trackpad, da motherboard, e da tampa de cima com o LCD!!
O que, à excepção do disco rígido, assim de repente não me faz lembrar de mais nada que pudessem substituir!
Conclusão: se o vosso Apple tiver o mínimo sintoma de "doença de fim de vida" é pegar nele e entregar nos cuidados paliativos (ie PC.Clinic) que ele vai sair de lá com um "espirito" renovado! :)
3 comentários:
gostei da tua historia.
da uma vista de olhos neste grupo do facebook sobre assistencia apple+ pc clinic
http://www.facebook.com/groups/252851714730085
Julgo que seria indicado enviar um e-mail à Apple a relatar isso, acompanhado com a cópia da reclamação efectuada no respectivo livro. Eles têm de saber destas coisas.
Enviar um comentário