domingo, 9 de janeiro de 2011

Momento Seat 2011

Não, ainda não é porque tenham ganho o WRC! Mas desta vez deve ter sido por não conseguirem abastecer!!?

A minha Maria tinha o automóvel a andar a vapores e pediu-me para eu ir abastecer (para usar o desconto do cartão Zon). E lá vou eu já à noitinha porque amanhã logo de manhã o carro faz falta.

Eis que chego ao posto de abastecimento e dou a volta ao carro para abrir a tampa do depósito... e eis que começa a história dos "três cogumelos trá lá lá"!!!

Hmm, o trinco do depósito não abriu! Será que fiz alguma coisa mal? Vou fechar o carro e abrir outra vez! (Ei! Resulta muitas vezes com os computadores!!!)

...mas pelos vistos não com os carros! :(

Trá trá... Que raio, isto não abre mesmo. Deixa ver as outras portas... Hmm, abrem todas! Incluindo a bagageira.

Vou tentar abrir tudo com chave sem usar o comando...

Trá trá... nope! Mas as portas funcionam todas. Hmm, então e se eu usar o botão do fecho centralizado dentro do carro?!

Trá trá... e nada!!!

Bom, vou ver o manual. Tem que haver outra maneira de abrir isto! ...e vou sentar-me do lado do passageiro para ler o manual que estava no porta-luvas.

A esta altura a senhora da caixa já deve estar a pensar seriamente que um maluco, ou ladrão de automóveis, é idiota ao ponto de já ter aberto e fechado todas as portas do carro três vezes!! ...e ainda não conseguiu abastecer!?

(a ler o manual) - Só podem estar a brincar comigo!!! "Em caso de avaria do trinco da tampa do depósito, há um cordel do lado de dentro da bagageira" ???

Minha nossa!!! Que raio de engenharia é esta?! A última vez que tive de usar um cordel num carro este não era mais do que três tábuas pregadas com rolamentos ferrugentos a fazer de rodas pela encosta abaixo!!!

Bom... lá vou eu procurar o cordel, que por sinal estava bem escondido por trás de um rasgo no forro da bagageira.

Trá... Hmmm, se calhar tenho que puxar com mais força?!
Trá trá TRÁS!!! ???

Aí aí aí AÍ AÍ!!! Fiquei com o cordel nas mãos!? E não, não estava partido!?

E pronto, por esta altura tive o meu momento de "Printer Insanity" a la Turf-Qil (algo de que sei ele não se orgulha muito)... e vou direito á tampa do depósito...

TRÁ, TRÁ, TRÁ LÁ LÁ!

Pronto, agora já posso abastecer.

Nota de fundo: para alem do que quer que estivesse na outra ponta do cordel, eu não parti nada porque depois inverti o trá lá lá e voltei a fechar a tampa. Resumindo: qualquer ladrãozinho de combustível consegue abrir a tampa mas o dono do carro é que não!

E aqui fica a foto desta peça muito técnica do Seat Ibiza que provavelmente me vão dizer que custa 250 euros e leva três meses a vir de Espanha!!




Momento Seat 2010

...não, não ganharam nenhum rally! ...e se calhar porque o piloto não conseguiu entrar no carro!? :)

(...há vários meses...)

A minha Maria certo dia chega a casa "piursa" porque as portas da frente to seu Seat Ibiza não abriam!

Eu - Como não? O comando não funciona ou o fecho avariou?

Maria - Não estás a perceber! As portas não abrem de maneira nenhuma! Nem por dentro ao puxar o pino do trinco para cima e a usar o manipulo!!

Eu - ???? Bem, vai para a oficina. Certamente que não é por alguém te ter colado a porta com super cola! :)

Uns dias depois na oficina...

Mecânico Seat - Olhe, eu reprogramei o comando mas há um curto-circuito no sistema e é preciso substituir uma peça que custa uns 250 euros e que temos de mandar vir.

A Maria liga para mim e apesar de me parecer muito muito estranho que um carro não dê para abrir as portas nem à martelada por causa de um curto-circuito lá lhe disse que se tem que ser que mande arranjar. Ela assim fez...

Já em casa:
Eu - Então e agora tens que entrar pelas portas de trás até vir a tal peça?

Maria - Não. Desde que ele mexeu no comando que agora tudo funciona!?

Eu - Errr, então que raio vão eles arranjar se está tudo a funcionar?!

Dois ou três meses depois, e com todas as portas ainda a funcionar, ligam para nós a dizer que a peça tinha chegado... a minha Maria delega em mim a resposta à senhora:

Eu - Olhe, vai desculpar-me mas desde que o carro aí esteve que não há problema nenhum com as portas!

Sra. Seat - Ah, mas isso não ficou arranjado!

Eu - Errr, não me leve a mal, mas se está tudo a funcionar, há meses, geralmente quer dizer que avariado não está, e portanto não tem nada para arranjar!!

Sra. Seat (já quase a gritar)- Pois, mas agora a peça já veio e nós não podemos ficar com essa despesa! Alias, o problema vai voltar a aparecer mais tarde ou mais cedo porque não foi feita nenhuma reparação!

Eu (já a ficar farto da conversa) - Olhe, eu não vou pagar 250 euros para arranjar uma coisa que não está avariada! Mas fazemos assim, quando o problema voltar a aparecer eu prometo que levo aí o carro e pago o arranjo adiantado!

...já lá vai quase um ano e o único "problema" é que tive de mudar a pilha ao comando! :)

Mas seja como for, que tipo de engenheiros tem a Seat, em que uma porta não abre nem por dentro com o manipulo e o pino do trinco puxado para cima só porque um circuito eléctrico não funciona?!!!


quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pousadas, um caso perdido

Já vos contei o meu filme (longa-metragem) da troca de pontos para ter uma tarifa mais reduzida numa dormida numa pousada de portugal aqui à uns anos, certo?

Esta instituição, da qual eu tinha 3 cartões - cartão de fidelização, o prestige e o platina (durante 1 ano), tentou-me convencer a aderir a um 4 cartão - unlimited. Não o fiz porque estes cartões têm uma das piores propostas de valor que existem no mercado e estão muito mal concebidos, não trazendo vantagens significativas face ao investimento necessário. Não os recomendo.

Mas já não tentavam falar comigo à muito. Hoje mandaram-me uma newsletter...

Não conseguem ver o destaque no início do mail, a bold. Vou-vos transcrever...

Caro Sr./Sra. Luís,

O saldo do seu cartão Prestige 2004... é de 0 pontos, dos quais 0 pontos expiram em 28 Dez 2011!

Mas o que é isto? Que CRM é este? São mesmo um caso perdido...