Em terra de cegos...
...quem tem um olho é Rei... e quem tem uma câmera fotográfica só pode ser ladrão!!
Fotografar é um hobby como outro qualquer. Bem, talvez não seja como outro qualquer, na verdade é um hobby de quase toda a gente, nem que seja com a pequenina câmera do telemóvel!
Já eu, tenho o grande e pesado previlégio de andar com uma SLR digital. Gosto muito de fotografia e... tambem gosto muito de animais. De todo o tipo de animais! Aranhas, cobras, aves, cães, gatos... até as moscas me merecem respeito suficiente para eu pegar nelas e as soltar pela janela em vez de as esborrachar contra a parede! ...esse destino só tenho o hábito de dar às melgas! Mea culpa... mas é uma questão de sobrevivência! Elas que vão chupar o sangue a outro mamifero! Adiante... o que eu descobri é que apesar de muito boa gente ter medo de alguns animais, entre muitas outras fobias, ser fotografado é provavelmente a fobia mais generalizada na espécie humana!
Ora reparem:
-Um policia devia ter medo de pouca coisa - afinal de contas até tem uma arma para o que der e vier. Experimentem pegar numa câmera e tirar uma foto a uma policia! Sim... se calhar levam um tiro!
-Na Tunisia tirar uma foto a qualquer edificio governamental (qualquer coisa com a bandeira nacional) dá cadeia.
-Os homens-bomba! Medo de morrer não devem ter... mas aposto que poucos se vão deixar fotografar! :)
Enfim, no fundo no fundo, e quem está a ler sabe bem, quase ninguem se deixa fotografar facilmente e muito menos se o olhar por trás da lente é o de um desconhecido. E eu até consigo compreender isso... os paparazzi são uns chatos, e eu sempre ouvi dizer que se é chato coça e se coça faz ferida!! Por isso mesmo adquiri o bom hábito de não fotografar as pessoas sem antes lhes perguntar gentilmente se o me permitem, ou, estando distante ou não falando a lingua, pelo menos de mostrar claramente o que vou fazer (se se esconderem, nem que seja com a mão, simplesmente não tiro a fotografia).
Aquilo que realmente me começa a fazer confusão é a fobia de ter alguem com uma câmera por perto!! É pior do que andar armado! Eu podia andar ali pelo monte de caçadeira em punho e com uma matilha de cães atrás e ninguem dizia nada. Mas se por acaso tenho a minha câmera nas mãos... bem, só falta ser corrido à paulada! (se calhar devia mesmo comprar uma caçadeira e andar com um cão - para protecção pessoal!)
Ontem, fui fazer um pouco de jogging para a Serra de Carnaxide e levei comigo a câmera para fotografar um casal de aves de rapina que tenho a felicidade de voltar a ver por aqui. Pelo meio da grande expansão imobiliária que já nos vem habituando em todos os cantos de Portugal, no topo da serra estão já abertas uma série de estradas para uma nova urbanização. E lá vou eu... passei pelo stand de vendas sob olhar atento dos vendedores, mas tudo bem, devem, e bem, ter pensado que era apenas mais um tipo a passear de mochila às costas. Passado uns minutos avistei as tais aves de rapina e saquei da câmera para começar a fotografar. Não foram precisos nem 5 minutos para ter um automóvel ao meu lado com um tipo a perguntar o que é que eu andava ali a fazer - aquilo era propriedade privada!! Ok, tudo bem, se é, só lá posso estar com autorização... mas mesmo assim, que raio ia eu fotografar num descampado só com estradas e ervas daninhas?! Mas pronto, eu expliquei o que estava a fotografar e depois de explicado o homem até foi simpático e foi-se embora.
Hoje, ao fim da tarde reparei, como até já vem sendo hábito, que as aves de rapina sobrevoavam a zona do meu apartamento e resolvi sair para tirar mais umas fotografias. Consegui então reparar que elas já têm pontos preferênciais para pousar aqui nos edifícios. Algumas chaminés e um canteiro numa das janelas. Enquanto elas voavam em circulos eu fui preparando o melhor local para fotografar esses pontos de pouso. Quando finalmente pousaram comecei a disparar! Fossem balas e ninguem queria saber, mas sendo uma câmera, 10 minutos depois tinha mais uma ave rara no meu encalço!
Ave Rara - "Você tem autorização para fotografar aqui?"
Eu - "Não." (e continuei a disparar)! :)
AR - "Mas você não pode andar a fotografar assim as pessoas."
Eu - "Não estou a fotografar pessoas." (click click)
AR - "Eu vi você estar a apontar a máquina para o prédio!"
Eu (invadido por um subito sentimento de boa vizinhança) - "Olhe, venha cá que eu até lhe mostro o que estou a fotografar."
AR (agora de ARrogante) - "Se eu quisesse descobria o que você está a fotografar!"
Aqui o sentimento de boa vizinhança foi pelo cano, e ficou só o da indiferença! ...click click... até que a ave rara se foi embora, se calhar a planear uma "cagadela" no meu chapeu!
Meus amigos, fotografar alguem na via publica, ou da via publica (até podem estar na vossa casa à janela) não é proibido por lei nenhuma! Era como proibir alguem de olhar! O que é proibido é a publicação de imagens sem o consentimento de quem nelas está... e mesmo assim não é em todos os casos por causa da liberdade de imprensa!
De qualquer forma, o que vos aconselho é que se alguem vos quiser fotografar na rua, sorriam! Ou pelo menos fiquem felizes por serem considerados bonitos ou interessantes o suficiente para alguem vos querer fotografar! (até porque se alguem vos quiser fotografar sem ser visto, vai conseguir!)
2 comentários:
sbes o q é? é q somos todos famosos! e ver abutres como tu a tirar fotos da nossa vida privada so para ganhares uns tostoes a venderes à caras ou à maria (atrevida)... xateia! xateia pq nao pagas as comissoes... :)
É extraordinário que realmente há pessoas que não têm mais nada que fazer na vida.
Mais ou menos relacionado com este tema, quando fui a Shanghai senti-me efectivamente incomodado por me estarem a fotografar: tratava-se de um homem chinês que rodopiava à nossa volta (a cerca de 3 metros de distância) com um ar de quem não quer a coisa e quando nos apanhava de costas ou de lado tirava rapidamente uma foto, e andou nisto uns 5 minutos. Se nós virávamos a cara na direcção dele, baixava a máquina de repente para não ser apanhado... :)
Não estranhámos porque já sabíamos que naquelas bandas é normal pessoas que vêm do interior da China em passeio e que nunca viram ocidentais acharem graça à novidade. Inclusivamente pediram-me várias vezes para tirar fotos com eles. Foi a ocasião em que estive mais próximo de me sentir uma celebridade... :)
Enviar um comentário